sexta-feira, dezembro 31, 2010

Engenharia.

Bill Hammack, ou engineerguy, é professor no departamento de Engenheira Química e Biomolecular da Universidade de Illinois e tem um canal no YouTube com vídeos sobre uma data de coisas. São episódios curtos, com menos de 3 minutos, que não aprofundam muito, mas que focam aspectos interessantes de engenharia e design. E têm piada. Deixo aqui o primeiro, como aperitivo, e a recomendação de que vejam o resto.



Mais episódios no YouTube, e mais informação na página dele, www.engineerguy.com.

Obrigado ao Daniel Martins e ao Pedro Amaral Couto por me viciarem nisto.

1 comentário:

  1. ENGENHARIA ÓPTICA TRILOBÍTICA

    Falando em engenharia e design, é interessante notar como os engenheiros do século XXI se inspiram nos olhos das trilobites (supostamente menos evoluídos) para construir os sistemas ópticos das câmaras mais sofisticadas que futuramente irão ser usadas nos nossos computadores, telemóveis, Iphones e Ipads.

    Os olhos das trilobites são considerados uma maravilha tecnológica de design.

    Para além de verem simultaneamente em todas as direcções debaixo da água, têm um sistema de poucas lentes grandes que maximiza a resolução da visão.

    Cada lente está virada em direcções diferentes, contribuindo com uma imagem total para a retina e aumentando a resolução da imagem, apesar do número relativamente limitado de lentes.

    Na verdade, as câmaras fotográficas e de video que já temos, longe de serem totalmente inovadoras, já se inspiram nos olhos de outros seres vivos.

    Isto mesmo é expressamente reconhecido pelos engenheiros.

    Muito podem aprender os engenheiros com o supremo engenheiro, como mostra a disciplina da Biomimética.

    Como dizia Isaac Newton, a ciência é pensar os pensamentos de Deus depois de Deus.

    Podemos e devemos tentar copiar os designs do Criador.

    O Criador autoriza-o e comanda-o em Génesis,quando nos diz expressamente para dominarmos (i.e. conhecermos, compreendermos e estimarmos) a sua criação.

    Mas pelo menos temos que reconhecer a autoria dos designs, dar crédito e honra a quem o merece e preservar a Criação pelo seu valor intrínseco.

    Sobre isto podem ler na revista New Scientist.

    Thinnest ever camera sees like a trilobite, New Scientist
    11:42 21 December 2010 by Kate McAlpine

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.