quarta-feira, maio 19, 2010

Adenda ao post anterior.

Só agora reparei neste post do Pedro Sales no Arrastão. Tem uma imagem da capa do “i diário”, que não é graficamente parecido com o jornal i. E tem uma explicação para a queixa da Sojormedia. Essa a empresa ficou com a concessão para vender faixas, lenços e medalhas alusivas à visita papal, pelo que qualquer crítica ao Papa poderia afectar o lucro.

Admito que é subjectiva a minha opinião de que não é fácil confundir com o jornal i este “i diário”, tendo na capa a notícia de duas mulheres casando pela igreja e o Papa a declarar que as mulheres podem ser padres. Admito que um juiz pudesse discordar e exigir a alteração do título. Mas a apreciação dos fiscais da ASAE foi tão subjectiva quanto a minha e, entre o negócio da Sojormedia e a liberdade de expressão, deviam ter presumido a inocência de quem tinha o maior valor em risco. E por valor não me refiro a euros, o que talvez seja o problema logo à partida...

5 comentários:

  1. como em vazio está



    roskoff
    19 Mai 2010 às 22:59



    se as ditas pessoas acham que futuros risonhos podem vir …
    porque não
    marca registada se for um i de imaginário ou um p de parvoíce
    tiraram o quê a quem
    ideonidade
    já desapareceu à muito
    despertar consciências?
    é coisa que não existe
    viram-se as caras (2) aos esgares do mundo
    seja-se de supostas esquerdas ou direitas
    é-se essencialmente acomodado quer pela idade que petrifica
    quer pelos luxos
    comida tanta comida, até nos caixotes..
    perde-se um mundo nas palavras
    perdem-se as palavras num mundo…
    The Bush, the dusty loam,
    And why uprose to nightly view
    Strange stars amid the gloam.

    ResponderEliminar
  2. Nelson,

    O link está na palavra "neste". Eu sei que normalmente ponho os links no fim, mas isso é porque normalmente são coisas para ler depois do post. Neste caso pode ser para ler em vez do post :)

    ResponderEliminar
  3. Ludwig,

    Eu até procurei o link no texto, mas como a diferença de cor é pequena não o vi.

    Segundo diz no Arrastão a coisa até foi através dos tribunais com providência cautelar. Não foi a ASAE que actuou sozinha. E sendo assim, as minhas objecções anteriores desvanecem. O caso seguirá provavelmente para julgamento, e aposto que o "Jornal i" vai ganhar.

    Se o "Jornal i" fosse o alvo directo do panfleto, era uma coisa. A legislação de marcas comerciais não deve ser usada para censurar paródias e criticas à organização que detém uma marca. Mas não é esse o caso aqui. A UMAR estava a tecer criticas à igreja católica através de um meio que alguns poderiam confundir com o "Jornal i". Claro que esses seriam provavelmente apenas os "imbecis apressados" (tradução livre de "morons in a hurry" que por incrível que pareça é um conceito jurídico nos EUA invocado em disputas de trademarks):
    http://en.wikipedia.org/wiki/A_moron_in_a_hurry

    Mas em Portugal já tivemos casos como a revista Máxima vs revista Maxim, que apenas "imbecis apressados" confundiriam, mas os tribunais decidiram a favor da Máxima.

    Quanto à Sojormédia e ao Jornal i, eu aconselhava-os a pensar seriamente se valeu a pena. Ao processarem a UMAR só publicitaram ainda mais as suas acções e opiniões, e angariaram antipatias por se colocarem no papel do mau-da-fita censor de protestos. O panfleto da UMAR provavelmente só seria confundido com o jornal i por meia-dúzia de "imbecis apressados" e seria rapidamente esquecido. Agora o processo em tribunal vai dar que falar enquanto durar. E o "i" ficará conotado como o jornal que processa grupos feministas que criticam a igreja católica. Para um jornal que já anda com problemas financeiros, parece-me que mais valia terem estado quietos.

    ResponderEliminar
  4. Nelson,

    Também reparei. Mas esse foi o único sítio onde vi mencionada a providência cautelar. Nos outros todos só fala da queixa-crime. Além disso, o tempo de resposta foi muito curto, o que me faz suspeitar que aceleraram o processo...

    Mas sim, se foi uma decisão do juiz é menos preocupante, se bem que quando agora a UMAR republicar o boletim com o nome "ideário" vão provavelmente ter muito mais leitores, e agora sim o pessoal vai associar isso ao jornal i, da pior forma para este...

    A ver se encontro confirmação da providência cautelar.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.