domingo, outubro 30, 2011

Treta da semana: cada cor seu sabor.

Esta semana vai ser complicada para quem for do signo carneiro*. O signo solar é determinado pela constelação onde se encontra o Sol no dia em que as pessoas nascem. Como o Sol passa pela constelação do carneiro entre 19 de Abril e 13 de Maio, têm este signo as pessoas que nasçam entre 21 de Março e 20 de Abril (1). Eu sei que não faz sentido, mas a astrologia é assim. Por exemplo, em 1582, quando foi adoptado o calendário gregoriano, saltou-se 10 dias no calendário para corrigir os erros acumulados por doze séculos de calendário juliano. Como alterar 10 dias às datas dos signos dava contas muito complicadas, os astrólogos decidiram manter as datas como estavam e pronto. O que importa são os diagramas que desenham; a posição do Sol em relação às estrelas é só para fazer conversa (3).

Talvez por estes problemas de calendário, pela precessão orbital da Terra ou porque cada astrólogo inventa o que lhe apetece quando escreve o horóscopo, na próxima semana os nativos de carneiro estão tramados. Segundo o Miguel de Sousa, «Os problemas afectivos não poderão ser resolvidos tal como o faz a nível profissional. Modere as suas atitudes.»(4) Mas a Maya escreve que «Este plano [afectivo] tende a ser afectado pelo seu ritmo de vida, por acontecimentos da vida profissional e por uma necessidade de afirmação pessoal. Não fuja à discussão dos problemas.»(5) O Paulo Cardoso avisa que «Um momento de maior tensão ou nervosismo sem uma razão aparente poderá provocar-lhe alguma irritabilidade, agressividade ou acrescentar alguma ironia no seu contacto com os outros»(6), enquanto a Carla Isidro assegura que «Carneiro terá uma semana serena, terá o controle das suas emoções e não será difícil absorve-se dos acontecimentos que não contribuem para a sua felicidade, terá o que precisa para se sentir bem.»(7) Parece que a Patrícia Bernardo foi quem melhor percebeu o problema: «Amor: Esta semana terá sentimentos contraditórios, entre o que foi e o que é neste momento. Aconselha-se a que siga em frente, pois o que não tem remédio, remediado está.»(8) Seguir em frente é boa ideia. Mas a questão que os carneiros colocarão é para que lado será isso...

Com base nisto, eu aconselhava os nativos deste signo a passar o mês de Novembro em coma induzido ou, em alternativa, a deixarem-se desta treta. Talvez seja bom considerarem a previsão da Cristina Candeias, que me parece a mais correcta ou, pelo menos, a mais honesta de todas: «Esta previsão não se encontra disponível.»(8)

* Provavelmente para os outros também, mas os outros signos exigiam mais clicks com o rato...
1- Wikipedia, Aries
2- Wikipedia, Gregorian calendar
3- BBC, Have the Zodiac and star signs changed?
4- Sapo Astral, Miguel de Sousa, Carneiro
5- Sapo Astral, Maya, Carneiro
6- Sapo Astral, Paulo Cardoso, Carneiro
7- Sapo Astral, Carla Isidro, Carneiro
7- Sapo Astral, Patrícia Bernardo, Carneiro
8- Sapo Astral, Cristina Candeias, Carneiro

Nota: os links para o Sapo Astral não parecem ser permanentes. É provável que para a semana a treta lá seja outra. No entanto, é improvável que se dêem ao trabalho de fazer “previsões” minimamente consistentes entre si.

4 comentários:

  1. Este é o rigor extremo da Astrologia, que permite até distinguir entre gémeos. É certeira, a menos de uns milhares de anos de precessão.

    Mas de facto este é o meu conversation starter preferido com quem acredita em Astrologia.

    - Qual é o teu signo?
    - É peixes mas é aquário.
    - Como assim?
    - Ainda bem que perguntas...

    ResponderEliminar
  2. Epá obrigado, caro Ludwig...
    Estava eu todo tranquilo a preparar-me para entrar em mais este mês de Novembro, sem realmente saber o que me espera ... e a culpa toda é do raio do calendário Juliano ... nunca me enganou pá ... esses Julianos é tudo igual, é como a sopa!
    Ora bem, acho que vou então saltar directamente para Dezembro ... see you all on Christmas time! :D

    ResponderEliminar
  3. Caro Ludwig,

    A previsão da Cristina Candeias:

    «30 de outubro a 5 de novembro de 2011

    Trabalho: Os Carneiros durante esta semana estão a viver vários aspectos de tensão; Marte encontra-se num aspecto de tensão a Neptuno a trazer muita desilusão, para a vida destes nativos. Não é uma boa semana, para tomarem iniciativas na vida.

    Amor: Sentimento de grande descontentamento, e de desilusão face à vida relacional, chegou a hora de ver a verdade em termos emocionais e afectivos. Momento de grande interiorização.»

    E parabéns! dez dias são dez dias... O que terá feito o poderoso mundo Ocidental abandonar o calendário Juliano e ficar com o calendário Gregoriano? O que aconteceu em 1500 antes de mudança de calendário? Conhece calendários famosos históricos anteriores a 1500?

    O dia da mentira apareceu por essa altura em França... onde convidavam para a festa de passagem de Ano no dia 1 de Abril e... não havia festa... grande mentira ;)

    Mas os astros não mentem, depois do Equinócio, tivemos um calor muito bom, mas sabíamos que como a noite é maior do que o dia a temperatura diminui e vem o Inverno... É o destino... está escrito nas estrelas...

    Eu leio que no próximo dia 10 de Dezembro de 2011 a lua tem por destino mostrar um... eclipse.

    Cumprimentos,
    Miriam

    ResponderEliminar
  4. Caro Ludwig, o seu e-mail ainda é o mesmo?
    Abraço
    Vítor João Oliveira

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.