sábado, dezembro 01, 2007

The Spanish Inquisition

O António Parente inspirou muitos posts neste blog, e é com prazer que lhe dou as boas vindas de volta à Internet com o seu novo blog Razão Crítica (1), desta vez com um formato radical e inovador (permite comentários). Num post recente o António escreveu:

«Uma [Uma...] das caractertísticas mais marcantes do ateísmo português é o seu fanatismo agressivo e a sua indigência cultural. [Duas!...] Sem pensamento próprio [Três! Três características...] , limita-se a copiar, de uma forma totalmente incompetente, o modo anglo-saxónico de atacar a religião [Quatro!...]. Cria-se, desse modo, uma dissonância entre aquilo em que um crente português se revê e o que um ateu gostaria de ver.»(2)

Eu diria que a dissonância vem logo de um ser crente e outro ateu. Mas isso será tema para posts futuros; estou certo que o António continuará a contribuir para o debate. Neste queria deixar apenas as boas vindas e esta pequena homenagem.




1- Razão Crítica.
2- António Parente, 30-11-07, Ateísmo português: fanatismo agressivo?

2 comentários:

  1. O AP tem um blogue que se chama "razão crítica". Isso é quase mais hilariante do que os Monty Python ...
    Cristy

    ResponderEliminar
  2. Cristy,

    É mesmo fantastico, um criacionista encapotado querer-se afirmar com razão, e melhor que tudo, critica. Quando li o que o Ludwig transcreveu do post do AP no blog, não sei bem porquê :-) revi nessas palavras tudo o que os criacionistas e os evangélicos portugueses são. Uma cópia de todos os equivalentes anglo-saxónicos, sem ideias próprias, a papaguear os discursos copiados a que têm acesso.

    É mesmo não ter olhos para se vêr a sí mesmo e projectar nos outros os próprios defeitos.

    ResponderEliminar

Se quiser filtrar algum ou alguns comentadores consulte este post.